Pensatempo: Rosane Bertotti abre Encontro Mundial de Blogueiros com defesa da gestão pública para garantir Banda Larga

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Rosane Bertotti abre Encontro Mundial de Blogueiros com defesa da gestão pública para garantir Banda Larga

Para a democratização, precisamos de um novo marco regulatório da comunicação", frisou


Em sua fala na abertura do 1º Encontro Mundial de Blogueiros, realizada no mirante em frente à usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, a secretária nacional de Comunicação da CUT, Rosane Bertotti, ampliou o coro em defesa da gestão pública para garantir banda larga na internet e reiterou o papel do Estado como garantidor de direitos.


O Estado tem um papel fundamental para que a comunicação seja mais do que o acesso à informação, que seja um direito de todos e de todas”, ressaltou Rosane, que interviu em nome da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS).


Saudando a presença de centenas de blogueiros de 32 países e de 16 Estados brasileiros, a dirigente cutista destacou que “este movimento tem um papel central para fazer a disputa na sociedade e irradiar experiências”, o que considera fundamental para enfrentar a reação dos barões da mídia. “Para democratizar a comunicação e garantir liberdade de expressão, precisamos de um novo marco regulatório”, sublinhou Rosane, que também é uma das dirigentes do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).


Promovido pelo Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé e pela Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação (Altercom), o evento tem por tema “O papel da blogosfera na construção da democracia”, reunindo até sábado nomes de expressão como Pascual Serrano, do Rebelión; Ignácio Ramonet, do Le Monde Diplomatique; e Kristinn Hrafnsson, porta-voz do WikiLeaks.


O presidente do Barão de Itararé, Altamiro Borges, parabenizou a participação de cada um que se fez presente para fortalecer a “batalha de idéias” e sublinhou que a luta por um marco regulatório para a comunicação brasileira e por uma banda larga barata e de qualidade necessita de ampla mobilização popular. "Estas são bandeiras que nos unificam e que nos ajudam a enfrentar os impérios midiáticos deformadores de comportamentos e manipuladores da informação", enfatizou Miro, destacando que o êxito da iniciativa se deve também à inestimável contribuição de companheiros como Joaquim Palhares, da Carta Maior, e da jornalista Natália Viana, do WikiLeaks, que conseguiram ampliar a rede internacional.


Diante de um dos esplendores da engenharia brasileira, que consumiu conforme o belo vídeo institucional de Itaipu uma quantidade de cimento equivalente à construção de 210 Maracanãs e ferro para 380 torres Eiffel, o presidente da Altercom, Renato Rovai, exortou os presentes a se empenharem para “construir a democracia na comunicação aproveitando o que a inteligência humana colocou à nossa disposição”. De acordo com Rovai, que é editor da revista Fórum, a realização do evento em Foz do Iguaçu “espaço geográfico que une fronteiras”, dialoga com a perspectiva da luta pela integração em novos patamares. Infelizmente, ressaltou, ainda temos bo Brasil “mais conexões culturais com os países europeus e com os EUA do que com está ao nosso lado. Mas o fato desse evento acontecer aqui ajuda a nos aproximar da América Latina, a construir um espaço que permita a construção de ações políticas reais",”


Conclamando a todos para que se contagiem com “a energia vibrante das águas dos rios Paraná e Iguaçu”, e fortaleçam o debate sobre as novas mídias e sua relevância para a democracia e o desenvolvimento, o superintendente da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, fez um resgate do trabalho social da empresa, que junto com a Sanepar é uma das patrocinadoras do evento.


Em sua saudação o secretário nacional de Comunicação do Partido dos Trabalhadores, André Vargas, reiterou o compromisso do PT com a construção de um novo marco regulatório da mídia e informou que nos próximos dias será realizada uma manifestação na capital paulista, onde a sociedade brasileira vai se expressar em defesa da democracia nas comunicações. Vargas também destacou o compromisso do partido com o Plano Nacional de Banda Larga, frisando que a internet deve ser “de qualidade, barata e, se possível, gratuita”.


Entre outros combatentes pela democratização encontram-se em Foz o jornalista Mariano Vázquez, da Central dos Trabalhadores da Argentina (CTA) e o equatoriano Oswaldo León, da Agência Latino-Americana de Informação (ALAI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário