Pensatempo: EUA confirma o que havia negado: avião não-tripulado abatido pelo Irã era da CIA

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

EUA confirma o que havia negado: avião não-tripulado abatido pelo Irã era da CIA




O governo dos Estados Unidos admitiu nesta quarta-feira (7) o que até agora vinha desmentindo: o drone - avião militar não-tripulado - derrubado pelo Irã na semana passada, participava de missões secretas de espionagem organizadas pela Agência Central de Inteligência (CIA).


Segundo fontes citadas pelo jornal ‘Washington Post’, as autoridades estadunidenses andam bastante preocupadas com a possibilidade de que os importantes segredos tecnológicos do drone possam ter caído em mãos iranianas, já que o avião era munido com a tecnologia de vigilância mais moderna à disposição da CIA.


O aparelho RQ-170 da Força Aérea dos EUA foi derrubado pelos iranianos próximo à usina enriquecedora de urânio de ‘Fordu’, porém os norte-americanos se apressaram a desmentir que o avião fosse seu.


No entanto, as revelações da imprensa dos EUA confirmam não só que o aparelho era estadunidense, como voava em missão secreta de vigiar o território iraniano para obter informação da inteligência sobre o programa nuclear que tanto preocupa o império.


“Isso não está bem, agora vão saber de tudo”, declarou um funcionário norte-americano, sob condições de anonimato, ao jornal ‘Los Angeles Times’, afirmando que os segredos mais protegidos e recentes dos EUA poderão ser agora examinados por especialistas iranianos.


O governo do Irã qualificou as operações ilegais da CIA como “um exemplo claro de agressão” e sublinharam que seu país está completamente pronto para responder a qualquer ataque estrangeiro, qualificando como “marionetes” os governos que se somaram às sanções impostas pelo EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário